A utilização do aço certo é fundamental para fazer as chaves e acessórios que você usa!
Para fabricar os mais diversos tipos de ferramentas, deve-se utilizar um tipo especial de aço, conhecido como aço ferramenta. Com esse material é possível realizar operações como corte, estampagem, embutimento, forjamento, extrusão e laminação para produzir ferramentas úteis para o seu dia a dia.
Para você saber mais sobre o assunto, a Ferramentas Kennedy preparou o seguinte material. Confira!
Composição do aço ferramenta
Existem diversas variações nas propriedades dos aços ferramentas, que se alteram de acordo com o propósito da ferramenta que será fabricada. O aço ferramenta pode conter altos teores de vanádio, cromo, tungstênio e molibdênio para garantir a tenacidade e resistência à abrasão que o produto final precisa.
Como é produzido esse tipo de aço?
O aço ferramenta é fabricado em processos de conformação a quente, metalurgia do pó ou através da conformação por spray.
Propriedades do aço ferramenta
Diversos fatores caracterizam o aço ferramenta, dentre as principais propriedades na sua composição estão:
Dureza: Este fator essencial para a qualidade da ferramenta depende do teor de carbono ou de outros elementos de liga metálica presentes no aço;
Resistência: A composição do aço é fundamental para proteger a ferramenta de desgastes relacionados ao uso;
Tenacidade: É a capacidade de absorver impacto e energia sem ruptura do aço;
Resistência mecânica: Capacidade de suportar esforços sem deformações ou falhas no material.
Importância do aço
A escolha correta dos aços aplicados na fabricação de ferramentas é essencial para garantir a qualidade do produto final. A resistência da ferramenta criada depende diretamente de processos que prepara o aço para a produção das ferramentas e itens que você diariamente.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!